Poesias...

Quem lê minhas postagens já percebeu que gosto de textos dissertativos, pois é o que mais escrevo, mas também gosto muito de poesias, e a um tempo atrás me arrisquei em escrever algumas, não sei ao certo se posso chamar o que escrevi de poesia, mas gostei do que escrevi e  quero compartilhar com vocês.  Aí vai...



O tempo é vida, e a vida mora nos corações humanos,
Quanto mais poupamos o tempo, mais pobres,
 frios e superficiais nos tornamos.
O medo de viver, de amar, de  sofrer, 
nos torna aheios a nossa própria existência.
Sejamos  ousados,
Ousemos viver,
Nos expor a vítorias e derrotas,
a risos e lágrimas,
sem medo, sem máscaras, sem demora...
Pois a vida passa; e não volta
A vida não pára.
Vivamos pois, 
Com  a inocência e alegria de uma criança,
Com o entusiasmo e  ousadia de um jovem,
Com  sensatez e sabedoria de um ancião,
Assim ao imaginarmos um herói, possamos nos surpreender,
ao ver nossa própria imagem, refletida no espelho.


-----------------------------------------------------------------

Que mundo é esse?
Mundo globalizado,
Mundo fragmentado,
Cada um no seu gueto
Vivendo seus conceitos e preconceitos
Olhando o outro com desprezo.

Onde estamos?
Para onde vamos?
Só o amor pode nos unir,
Restaurar o elo que se partiu,
Fechar as feridas que o ódio abriu,
Devolver a vida de quem se perdeu,
Derrubar  os murros que o medo ergueu.

Paz e amor - não é só um clichê,
É o que quero pra mim,
E o qeu desejo a você.
Viver a vida sem medo,
Sem ódio, sem preconceitos
Trilhando o caminho do bem,
Fazendo da paz uma bandeira,
Conjugando o verbo amar na primeira pessoa.



Mais que existir, viver!

Ultimamente tenho pensado muito sobre as escolhas que faço, e as escolhas da humanidade como um todo. Vivemos num mundo incrível, com imensa diversidade cultural, técnologias surpeendentes,  uma infinidade de coisas que criamos para o nosso bem estar, a natureza que se mantém bela apesar de tudo, enfim, há muito o que se ver e conhecer nesse mundo, porém muitas pessoas  não conseguem viver de verdade, apenas existem...
Ao acordar pela manhã e abrirmos os olhos temos uma grande escolha a fazer, que consiste em optar viver mais um dia, ou simplismente passar por ele, se contentando em apenas existir.
Podemos  a todo momento  lamentar o sofrimento no mundo, ou encarar a vida com mais otimismo e sorrir .
Podemos revidar os atos de crueldade para conosco, ou deixar que nossa alma surja forte e nobre, capaz de renunciar a vingança e ousar perdoar a ofensa.
Podemos reclamar de nosas dificuldades e tristezas, ou viver a cada dia sem que nenhuma queixa escape de nossos lábios.
Podemos chorar perante os problemas, ou tentar encará-los com humor.
Podemos   vociferar que a vida não presta, ou  em silêncio procurar na própria vida o encanto de viver.
Podemos nos desanimar achando que viver não vale a pena, ou com entusiasmo nos esforçar pra viver bem  cada hora  que nos for concedida.
 Podemos ser egocêntricos vivendo apenas por nós mesmos, ou doar  um pouco de nós  para aqueles que estão a nossa volta.
 Podermos ser como soldados que apenas seguem ordem de chefes, ou ser como guerreiros que também seguem o coração.
Podemos ser tristes por achar que avida é um flagelo, ou  alegres  por perceber que a vida é uma dádiva.
Podemos desacreditar de tudo desistir dos sonhos, ou manter a fé e sonhar e então  ir em busca desses sonhos.
Podemos nos trancar num quarto  tomados pelo medo, ou nos encher de coragem para gozar de nossa liberdade, e assim enfrentar o mundo com ousadia.
Enfim são muitas as escolhas que podemos fazer, cabe a cada um  ver qual delas é melhor pra si.
O nosso coração considera os caminhos, mas é Deus quem pesa o espírito e  dirige nossos passos, por isso devemos confiar em Deus continuamente com toda a nossa fé, e não no firmar apenas no nosso próprio entendimento, porque é de Deus que vem a verdadeira sabedoria e luz para iluminar nossa mente e nos mostrar em todas as situações da vida qual o melhor caminho a seguir.

" Todos nescens com a liberdade de serem felizes. A felicidade porém não é coisa fácil de se conquistar, depende  acima de tudo, de aprender de saber, demanda coragem, persistência, tenacidade, tolerância e muita humildade."  ( All Stevans )

" Tu te tornas eternamente responsável pelo aquilo qua cativas." ( O pequeno Príncipe)

" Não erreis : Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. " ( Gálatas 6. 7 ) 






Caminhando de cabeça erguida.


"A vida é como uma estrada que leva a lugares incríveis."
Eu sempre repito essa frase, e vejo a cada dia que a vida é mesmo surpreendente. Durante nossa existência passamos por inúmeras fases, umas boas, outras ruins mas sempre crescemos e aprendemos algo pra levar de lição pra próxima fase. Esse ano tem sido um ano muito difícil, são muitos os desafios, os problemas enfim, inúmeras situações que parecem como um furacão prestes a levar tudo pelos ares. Mas graças a Jesus e seu sacrifício de amor por mim, posso deitar e descansar enquanto ele acalma os ventos, e faz cessar a tempestade. As vezes no meio da nossa batalha diária é difícil descansar, milhões de coisas acontecem pra tentar nos paralisar, nos fazer desistir dos nossos sonhos. As vezes as pessoas que mais amamos se levantam contra nós, e outras que mal conhecemos nos odeiam sem o menor motivo pra isso, mas também existem aqueles que estão sempre por perto demonstrando todo carinho por nós. Nesse mundo louco é impossível agradar a todos, e também é perca de tempo tentar agradar a todos, o melhor que podemos fazer é sempre caminhar de cabeça erguida, agindo com integridade, quer gostem ou não.
O mais importante é agradar a Deus, e não aos homens. A nossa integridade é que faz a diferença no meio dessa geração totalmente corrompida, e isso incomoda a muitos. Hoje em dia está ocorrendo uma inversão de valores, o que é certo é visto como errado, e o errado é visto como certo. Nessa confusão total da nossa sociedade, ser integro é um grande desafio, mas não há nada melhor que poder viver com a consciência tranqüila, sabendo que temos feito o melhor em todas as situações. Viver com integridade requer um compromisso constante em alinhar palavras e ações, um compromisso em falar o que se vive, e viver o que se prega, não é tarefa fácil mas é o melhor a se fazer.
Nessa estrada da vida podemos escolher se queremos viver como todo mundo, vivendo sem responsabilidade moral ou social, ou andar com integridade em nome do bem comum, a escolha é sempre nossa. Deus nos fornece o que é necessário para andarmos assim como astros no mundo, sendo sal e luz dessa terra, basta se entregar de coração e aceitar o desafio.

Agora nessa caminhada posso andar com integridade, e com muito estilo usando essas belas sandálias cor de rosa... Fiquei chique não? Eu achei o máximo...

Observar o belo...





Vivemos num mundo agitado, e as vezes não conseguimos nem mesmo admirar o que há de belo a nossa volta.
Essa semana, eu estava no ônibus distraída pensando nas inúmeras coisas que tinha pra fazer, preocupada e ansiosa, então eu olhei pela janela e vi o pôr do sol, que estava lindo, e eu nem sequer estava me dando conta, de que enquanto eu estava ali preocupada nos meus pensamentos, a natureza está dando um espetáculo, bem ali a minha frente . Infelizmente não tinha uma câmera pra registrar o momento, mas percebi que a agitação da vida tem roubado momentos tão belos como esse, um momento de contemplação da beleza que nos cerca. Nós somos seres que precisamos de momentos como esse, pois nos revigoram, e nos fazem ver que por mais difícil que a vida possa ser, há sempre algo bom acontecendo, em meio as dificuldades há sempre um consolo que vem até nós, seja através de um sorriso, de uma bela canção, ou de uma bela imagem como a do pôr do sol, enfim, a todo momento coisas boas estão acontecendo a nossa volta, basta apenas que estejamos sensíveis para percebê-las, e tirar delas a força que precisamos pra prosseguir.
Da próxima vez que estiver triste ou preocupado, procure olhar em volta, pois com certeza haverá algo com que se alegar, seja o sorriso de um criança, o cantar dos pássaros, o carinho de um amigo; sempre a vida nós dá mil motivos pra ser alegre, basta apenas colher, eles estão em toda parte.

"Uma alegria afugenta cem tristezas." ( provérbio chinês)

Enfim está terminando...



A muito tempo desejava fazer um curso superior, porém haviam muitas dificuldades, mas um dia Deus me presenteou com um bolsa integral numa faculdade privada. Fiquei muito feliz, ainda mais pelo fato de minha irmã, que estava a mais de 10 anos sem estudar também ter conseguido, e nós duas iríamos estudar na mesma sala. No começo do curso foi tudo foi tudo muito difícil, mas conseguimos superar todas as dificuldades. Agora estamos na reta final, dentro de 3 meses nos estaremos concluindo o curso, o que é uma grande vitória pra nós.
Com tudo o que passamos nesses 3 anos, vejo que Deus foi e tem sido fiel conosco, tivemos muitas lutas, mas também muitas vitórias, nesses 3 anos pude ver Deus nos honrar e suprir em tudo, temos vivido milagres do início ao fim. Agradeço a Deus por ter encontrado grandes amigos, que sempre foram maravilhosos comigo, e me ensinaram tantas coisas.
Acredito que na vida nada acontece por acaso, e esse curso tem me mostrado que, na escola da vida todos nós somos eternos aprendizes, não importa o quanto já aprendemos, todo dia é dia de aprender ainda mais, como bem disse Paulo Freire nós somos seres inacabados : " Gosto de ser gente porque, como tal, percebo afinal que a construção de minha presença no mundo, que não se faz no isolamento, isenta da influência das forças sociais, que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente e o que herdo social, cultural e historicamente, tem muito a ver comigo mesmo."
A vida é um eterno aprendizado, e nesses 3 anos aprendi muito, acertando e errando também, o que mais importa é que cresci, e hoje posso dizer que estou mais madura e tolerante, com as pessoas, porque entendo que estamos todos aprendendo a viver, não importa se somos jovens ou idosos, estamos em processo de construção, pois o homem só pára de aprender quando morre.
A foto acima é de alguns amigos de minha turma, esses seres tão especiais que só tem me dado alegrias. Agradeço a todos que fazem parte dessa história, e que tem me ajudado nessa construção, pois sei que ao final da jornada todos nós seremos pessoas melhores, e mais sábias que continuarão trilhando nessa bela estrada que é a vida.