O poder transformador do diálogo.


Quando se fala em comunicação, há dois tipos de pessoas no mundo: as que adoram ouvir os outros falarem, e as que adoram ouvir a si mesmas. Com a correria do nosso cotidiano, acabamos por reservar pouco tempo para o diálogo com nossos familiares e amigos, o que torna nossas relações um tanto deficientes. Mas o que é diálogo? Será que entendemos a profundidade dessa palavra?
A palavra diálogo vem do grego dia (através de) e logos (significado). Embora a definição não pareça muito clara, são os significados que compartilhamos que formam a própria base para compreendermos de verdade uns aos outros. Hoje em dia o diálogo é visto como a base de nossa cultura. Com o avanço tecnológico a humanidade criou diversos meios de dialogar, com o internet isso se ampliou ainda mais. Atualmente a maioria das pessoas (inclusive eu) gasta boa parte de seu tempo com as redes de comunicação, como o Orkut, Hi5, e MSN, mas na maioria das vezes, as conversas tem um teor superficial, não se constituindo assim um diálogo realmente.
Dialogar não é apenas trazer informaçõ0es, comunicar algo; é na verdade algo muito mais profundo, é primeiramente aprender uns com os outros, e criar um significado compartilhado. Diálogo é questionamento, e tem a finalidade de fazer com que as pessoas possam ir mais fundo naquilo que estão falando. Nós podemos nos servir do diálogo para indagar a respeito das presuposições e dos pensamentos a respeito de algo, com a intenção de aprender mais através do questionamento. O diálogo é antes de tudo um espaço para o crescimento, para a cura da alma, para o entendimento de diferenças, de resolução de conflitos e expansão da criatividade.
Dialogar não é só falar, é perceber o outro, e compreendê-lo, é construir um significado junto com o outro, é a prender com o outro, é ouvir com a disposição de escutar o que é importante e real para o outro, criando uma conecxão com ele através do questionamento.
David Bohm afirma: "Isto faz parte do que considero diálogo - que as pessoas se conscientizem daquilo que está na mente das outras, sem chegarem a quaisquiser conclusões ou jugamentos. Em um diálogo temos que de certa forma, ponderar um pouco a questão de refletir sobre ela, sondá-la."
A capacidade de ouvir sem julgar, é que torna o diálogo um meio de cura, de aprendizado, e de crescimento. Sem praticarmos o diálogo encolhemos, perdemos a oportunidade de aprender mais, não só sobre coisas, mas sobre o outro e também sobre nós mesmos.
O diálogo tem um poder transformador. Essa transformação acontece quando as pessoas por meio do diálogo acessam outro nível de consciência, criando uma mudança em seu pensamento, suas ações e seus relacionamentos.
Nós seres humanos fomos criados não para o isolamento, mas para a comunhão, para viver em sociedade, e esta comunhão só é possível através do diálogo.

" O diálogo não é apenas falarmos uns com os outros. Mais que falar, é uma maneira especial de ouvirmos uns aos outros - ouvir sem resistência (...) é ouvir de um ponto onde estamos dispostos a ser influenciados." ( Sarita Chawla)








Eu aparendi...

Hoje li este texto de Shakespeare e achei muito lindo, ele expressa muito daquilo que penso, então quero compartilhar com vocês.

Eu aprendi…
…que eu não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça o resto;
…que não importa o quanto certas coisas são importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e jamais conseguirei convencê-las;
…que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.
Eu aprendi…
…que posso usar meu charme por apenas 15 minutos, depois disso, preciso saber do que estou falando;
…que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida;
…que por mais que você corte um pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo que cortamos de nosso caminho.
Eu aprendi…
…que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser e devo ter paciência;
…que posso ir além dos limites que eu próprio me coloquei;
…que eu preciso escolher entre controlar meu pensamento ou ser controlado por ele.
Eu aprendi…
…que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sentem;
…que perdoar exige muita prática;
…que há muita gente que gosta de mim, mas não consegue expressar isso.
Eu aprendi…
…que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar minha vida;

Eu aprendi…

…que eu posso ficar furioso, tendo o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel.
Eu aprendi…
…que a palavra “AMOR” perde o sentido, quando usada sem critério;
…que certas pessoas vão embora de qualquer maneira;
…que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas que eu acredito.
Se aprendessemos algumas coisas, tudo seria mais fácil…certas coisas realmente eu já aprendi…outras…ainda não…estou tentando…o que vale é a intenção...







FORMATURA

Ontem foi um grande dia. Minha formatura do curso de Pedagogia... Foi uma cerimônia simples mas, muito especial. Nunca vou esquecer desses momentos.
Agradeço a minha mãe e irmãs, principalmente a Shirley, pela companhia, e por ter me aturado nessa jornada. Foram 3 anos de muita correria, e de um compartilhar de muitas experiências que nos enriqueceram, e nos uniram ainda mais.


Eu, minhas irmãs e minha Mãe querida. Amo vocês!!!



Te amo minha irmã!!! Obrigado pelo carinho e dedicação.

Tem coisas na vida que são especiais, não por ter alguma característica diferente, mas pelo simples fato de existirem, e fazer parte de nossa vida.

Regozijar-vois sempre. ???

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. ( Filipenses 4. 4 )

Hoje pela manhã, li este texto da Bíblia, e pensando sobre ele, fiz algumas indagações que quero compartilhar com vocês.

"Regozijai-vos sempre." Que ordem mais estranha é esta, Senhor. Como pode uma criatura em sã consciência se alegrar sempre?
- Não decididamente, esta palavra deve ter sido mal empregada. Afinal, "sempre" quer dizer em todo tempo, continuamente, sem interrupção; quer dizer em todas as horas do dia, em todos os dias do ano, em todos os anos da vida.
- Deve ser um erro na tradução.
- Ah Senhor quiseste mesmo dizer isso: "sempre". Perdoa-me Senhor, mas parece ser tão inconcebível poder estar sempre alegre.
- Compreendes o que quero dizer Senhor?
- Sabe eu acho que é impossível ficar alegre sempre.
Quando aquele ônibus que eu preciso pegar, por estar com o horário tão apertado, passa de largo, sem dar atenção ao meu braço estendido, como eu posso ficar alegre?
Quando aquela pessoa que gosto tanto, diz coisas ofensivas, posso eu sorrir de alegria?
Quando sou traída, injustiçada, caluniada, tenho mesmo que ficar alegre?
Quando o que eu faço com boa intenção não dá certo, podemos ficar alegres?
Quando há tantas coisas a se fazer, a gente adoece, ficando limitado a uma cama, eu posso ficar feliz com isso?
Quando há afrontas vindas de todos os lados, eu posso me alegrar nisso?
Quando eu perco algo ou alguém que tanto amo, eu devo me alegrar com isso?
- Compreendes o que me pedes, Senhor? Tu mandas eu me alegrar sempre, e isso significa "em todas as situações". Nas situações que eu já citei, e em tantas outras, eu posso mesmo ficar feliz? Mas isso parece incoerente, sem sentido, paradoxal!
Eu não posso entender, desde que o meu raciocínio não basta, eu preciso crer. Sim, porque, se o Senhor me ordena que eu me alegre, é porque isso é possível. Racional, talvez não, humano tampouco - mas é possível, e por um caminho apenas: o da fé, porque "tudo é possível ao que crê".
Somente através da nossa fé podemos nos alegrar sempre, em qualquer situação. O que parece louco e impossível aos olhos do homem não passa de coisa muito natural para Deus. Porque é natural e coerente pra Deus, que eu esteja feliz em toda a ocasião, é muito sensato que meu coração esteja cheio de louvores nas ocasiões mais absurdas!

Ah eu quero aprender de Ti Senhor esta alegria constante!
Eu quero sempre trazer a memória o que me dá esperança, me alegrando pelas tuas promessas. Ajuda-me nisto Senhor. Eu quero andar por fé e não por vista, e ser capaz de me alegrar em tudo sempre. Amém!

A calunia...

[Da calúnia]
Sorri com tranquilidade
Quando alguém te calunia.
Quem sabe o que não seria
Se ele dissesse a verdade... ( Mario Quintana)

Os nossos frutos como pessoas e como corpo, são armas contra toda injustiça. Não há armas contra a verdade. Deus é quem nos justifica.

2009: Ano de Davi...

É ano apostólico de Davi, um ano de se render a Deus em adoração, e desses momentos de plenitude tirar forças para enfrentar a guerra, e acertar a cabeça do gigante assim como Davi fez, porque este será um ano de muitas guerras.

Começamos a primeira, e é difícil entender o porque dela, a unica coisa que temos certeza é que Deus está no controle, e sempre tem um propósito pra tudo debaixo do céu. É triste ver as lágrimas dos parentes e amigos das pessoas que se foram, é triste ver a imagem do prédio destruído, é triste ouvir e ler notícias maldosas. Esse é um fato lamentável, como seres humanos sofremos nos entristecemos, ficamos perplexos, mas como homens e mulheres espirituais vemos além das ruínas, além da dor, enxergamos a mão de Deus agindo pois a tragédia poderia ter sido maior, percebemos que há um propósito nisso tudo, ainda que não possamos entender agora.
Aqueles que se foram, cremos que estão com Deus, guardados no Senhor. Quanto os que ficaram, oramos para que o Espírito Santo os console, e os ajude em tudo. O mesmo Deus que permitiu esta fatalidade, é Aquele que cuidará de seu povo, pois Ele é um Pai de amor.
O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. A dor nunca vai nos parar, vamos continuar firmes, pois temos o Emanuel, o Deus presente.



Renascer em Cristo Sede Internacional - Cultos de poder e unção.




Renascer em Cristo Sede Internacional - após desabamento.

Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas hoje eu te conheço oh Deus, de contigo andar...
O Deus que nos faz andar em pastos verdejantes, que nos guia mansamente a águas tranquilas, é o mesmo que está conosco nos desertos e nos vales escuros, é aquele que gentilmente nos diz: não temas, pois estou contigo, por onde quer que andares.