Mudando de lugar

"Se quisermos um o mundo melhor, teremos de inventá-lo, já sabendo que conforme vamos nos deslocando para ele, ele vai mudando de lugar. Nossa real liberdade é vivenciada quando se torna em capacidade de mudar as práticas em que somos constituídos ou nos constituimos como sujeitos morais."

Cada dia tenho vontade de mudar, arde em mim um inconformismo, com o que sou, com o que faço, com o que vejo em volta. Crescer, mudar, sempre dói, mas é necessário.
As vezes fico lembrando de uma música da Legião Urbana, que diz: "até bem pouco tempo atrás poderiamos mudar o mundo, quem roubou nossa coragem"

Podemos ainda mudar o mundo, começando por nós mesmos.

"Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo."(
Michel Foucault)

"Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir." (
Michel Foucault)

Era uma vez uma arvore chamada Felicidade


Desde que nasci moro em uma casa que tem um terreno enorme, cheio de árvores.Uma das coisas que mais gosto é acordar cedo e andar pelo terreno, sentir o frescor da manhã, ouvir os pássaros cantando, adoro ficar assim, em estado de contemplação.

Cerca de 22 anos atrás minha mãe recebeu de sua irmã uma muda da árvore chamada "Felicidade", segundo os orientais esta árvore quando ofertada a uma pessoa dá prosperidade e felicidade a quem à recebe. Minha mãe plantou essa muda no nosso quintal, e ela cresceu e se tornou uma bela árvore que fez parte da minha infância. Eu adorava brincar com seus frutos avermelhados, parecidos com grãos de café, e enfeitar minha cabeça com suas pequeninas flores. Houve uma época em que fiquei muito triste, por ver que esta planta que tanto gostava estava morrendo, de um dia para outro suas folhas começaram a secar, e ela foi definhando, e em poucos dias, o que era uma árvore frondosa, tornou-se apenas um monte de galhos ressequidos. Uma terrível doença havia atacado aquela planta, e nada conseguimos fazer para salvá-la. Foi com tristeza que cortei o tronco ressequido, deixando apenas um toco e as raízes na terra. Fiquei triste por ver a árvore da Felicidade morrer.
Na primavera que se seguiu, ficou um vazio no meio do quintal, pois a árvore da Felicidade não estava mais lá, não havia mais a beleza de suas folhagens, de suas flores e frutos. Com o passar dos anos plantamos outras árvores, outras flores no nosso quintal, mas nenhuma era igual a árvore da Felicidade.
Um belo dia acordei cedo, e como de costume fui andar pelo quintal e varrer as folhas espalhadas pelo chão, nessa manhã tive uma agradável surpresa. Ao varrer as folhas secas levei um susto ao perceber que o toco da árvore da Felicidade havia brotado, daquele tronco seco algumas pequenas folhas tinham brotado, depois de quase 5 anos aquela planta ressurgia. Aquilo era incrível, fiquei muito surpresa por ver que uma árvore que pra mim havia morrido, ressurgir depois de tanto tempo. Eu fiquei impressionada com aquilo, mas no primeiro momento achei que aquele broto não fosse vingar e logo morresse, mas o tempo passou e aquele broto cresceu, e tornou-se uma bela árvore, que voltou a enfeitar meu quintal.
A natureza é mesmo impressionante e sempre nos surpreende. Aquela planta que parecia ter morrido, mas suas raízes continuavam vivas embaixo da terra, embora parecesse não haver mais vida.
Assim como esta árvore somos nós seres humanos, estamos todos no jardim da vida sendo parte da paisagem do quintal de alguém, mas de repente os problemas, as dificuldades, as tristezas, traições, decepções vem pra nos destruir, tirando assim nossa beleza e vitalidade, impedindo que possamos dar frutos, tornando-nos árvores doentes. Muitos de nós acabam se entregando a dor, deixando que ela corroa a alma como um câncer, e aos poucos vá consumindo a beleza, o brilho no olhar, o sorriso dos lábios, a alegria de viver. Há ainda aqueles que ousam lutar contra toda a dificuldade, não sendo uma vítima passiva em meio as adversidades da vida. Estes são os inconformados, os guerreiros, os que amam a vida, e que jamais se entregam sem lutar, e que ressurgem fortes quando tudo parecia ter chegado ao fim.
Como o árvore que renasceu em meu quintal, cada um de nós pode ressurgir forte e vigoroso depois de uma grande batalha. Ainda que as circunstâncias indiquem que é o fim, sempre há uma chance de recomeçar, e continuar a ser uma bela árvore cheia de frutos em meio ao jardim da vida.
O que precisamos para superar as dores e frustrações da vida, é ver por outro ângulo as nossas decepções, e entender que os problemas são grandes aliados do nosso crescimento, e que cada problemas trás junto a semente da solução. Se uma situação não muda, o que deve mudar é nossa maneira de enxergá-la, para que desse novo olhar surja novas alternativas de rosolvê-la.
O milagre da vida acontece sempre que abrimos espaço para viver o novo, sempre que damos a nós mesmos a chance de recomeçar, de levantar após cada queda, de sorrir após cada lágrima. O fim é sempre um novo começo.