O poder transformador do diálogo.


Quando se fala em comunicação, há dois tipos de pessoas no mundo: as que adoram ouvir os outros falarem, e as que adoram ouvir a si mesmas. Com a correria do nosso cotidiano, acabamos por reservar pouco tempo para o diálogo com nossos familiares e amigos, o que torna nossas relações um tanto deficientes. Mas o que é diálogo? Será que entendemos a profundidade dessa palavra?
A palavra diálogo vem do grego dia (através de) e logos (significado). Embora a definição não pareça muito clara, são os significados que compartilhamos que formam a própria base para compreendermos de verdade uns aos outros. Hoje em dia o diálogo é visto como a base de nossa cultura. Com o avanço tecnológico a humanidade criou diversos meios de dialogar, com o internet isso se ampliou ainda mais. Atualmente a maioria das pessoas (inclusive eu) gasta boa parte de seu tempo com as redes de comunicação, como o Orkut, Hi5, e MSN, mas na maioria das vezes, as conversas tem um teor superficial, não se constituindo assim um diálogo realmente.
Dialogar não é apenas trazer informaçõ0es, comunicar algo; é na verdade algo muito mais profundo, é primeiramente aprender uns com os outros, e criar um significado compartilhado. Diálogo é questionamento, e tem a finalidade de fazer com que as pessoas possam ir mais fundo naquilo que estão falando. Nós podemos nos servir do diálogo para indagar a respeito das presuposições e dos pensamentos a respeito de algo, com a intenção de aprender mais através do questionamento. O diálogo é antes de tudo um espaço para o crescimento, para a cura da alma, para o entendimento de diferenças, de resolução de conflitos e expansão da criatividade.
Dialogar não é só falar, é perceber o outro, e compreendê-lo, é construir um significado junto com o outro, é a prender com o outro, é ouvir com a disposição de escutar o que é importante e real para o outro, criando uma conecxão com ele através do questionamento.
David Bohm afirma: "Isto faz parte do que considero diálogo - que as pessoas se conscientizem daquilo que está na mente das outras, sem chegarem a quaisquiser conclusões ou jugamentos. Em um diálogo temos que de certa forma, ponderar um pouco a questão de refletir sobre ela, sondá-la."
A capacidade de ouvir sem julgar, é que torna o diálogo um meio de cura, de aprendizado, e de crescimento. Sem praticarmos o diálogo encolhemos, perdemos a oportunidade de aprender mais, não só sobre coisas, mas sobre o outro e também sobre nós mesmos.
O diálogo tem um poder transformador. Essa transformação acontece quando as pessoas por meio do diálogo acessam outro nível de consciência, criando uma mudança em seu pensamento, suas ações e seus relacionamentos.
Nós seres humanos fomos criados não para o isolamento, mas para a comunhão, para viver em sociedade, e esta comunhão só é possível através do diálogo.

" O diálogo não é apenas falarmos uns com os outros. Mais que falar, é uma maneira especial de ouvirmos uns aos outros - ouvir sem resistência (...) é ouvir de um ponto onde estamos dispostos a ser influenciados." ( Sarita Chawla)








1 comentários:

  Leandro Capilluppi

3 de fevereiro de 2009 às 02:37

Pra mim diálogo é um ato de COMPARTILHAR E DESENVOLVER-SE, além, é claro, de tudo isso que essas pessoas importantes citadas no teu texto dizem...

Teus textos estão cada vez melhores!
Parabéns!