Regozijar-vois sempre. ???

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. ( Filipenses 4. 4 )

Hoje pela manhã, li este texto da Bíblia, e pensando sobre ele, fiz algumas indagações que quero compartilhar com vocês.

"Regozijai-vos sempre." Que ordem mais estranha é esta, Senhor. Como pode uma criatura em sã consciência se alegrar sempre?
- Não decididamente, esta palavra deve ter sido mal empregada. Afinal, "sempre" quer dizer em todo tempo, continuamente, sem interrupção; quer dizer em todas as horas do dia, em todos os dias do ano, em todos os anos da vida.
- Deve ser um erro na tradução.
- Ah Senhor quiseste mesmo dizer isso: "sempre". Perdoa-me Senhor, mas parece ser tão inconcebível poder estar sempre alegre.
- Compreendes o que quero dizer Senhor?
- Sabe eu acho que é impossível ficar alegre sempre.
Quando aquele ônibus que eu preciso pegar, por estar com o horário tão apertado, passa de largo, sem dar atenção ao meu braço estendido, como eu posso ficar alegre?
Quando aquela pessoa que gosto tanto, diz coisas ofensivas, posso eu sorrir de alegria?
Quando sou traída, injustiçada, caluniada, tenho mesmo que ficar alegre?
Quando o que eu faço com boa intenção não dá certo, podemos ficar alegres?
Quando há tantas coisas a se fazer, a gente adoece, ficando limitado a uma cama, eu posso ficar feliz com isso?
Quando há afrontas vindas de todos os lados, eu posso me alegrar nisso?
Quando eu perco algo ou alguém que tanto amo, eu devo me alegrar com isso?
- Compreendes o que me pedes, Senhor? Tu mandas eu me alegrar sempre, e isso significa "em todas as situações". Nas situações que eu já citei, e em tantas outras, eu posso mesmo ficar feliz? Mas isso parece incoerente, sem sentido, paradoxal!
Eu não posso entender, desde que o meu raciocínio não basta, eu preciso crer. Sim, porque, se o Senhor me ordena que eu me alegre, é porque isso é possível. Racional, talvez não, humano tampouco - mas é possível, e por um caminho apenas: o da fé, porque "tudo é possível ao que crê".
Somente através da nossa fé podemos nos alegrar sempre, em qualquer situação. O que parece louco e impossível aos olhos do homem não passa de coisa muito natural para Deus. Porque é natural e coerente pra Deus, que eu esteja feliz em toda a ocasião, é muito sensato que meu coração esteja cheio de louvores nas ocasiões mais absurdas!

Ah eu quero aprender de Ti Senhor esta alegria constante!
Eu quero sempre trazer a memória o que me dá esperança, me alegrando pelas tuas promessas. Ajuda-me nisto Senhor. Eu quero andar por fé e não por vista, e ser capaz de me alegrar em tudo sempre. Amém!

0 comentários: